segunda-feira, 18 de maio de 2009

Os 50 anos do Cristo-Rei

A minha singela homenagem ao cinquentenário monumento que, estando em Almada, tornou-se num dos símbolos da região de Lisboa. A imagem abaixo foi extraída do filme de uma outra inauguração, a do Estádio do Restelo, casa do meu querido Belenenses - em 23 de Setembro de 1956:




Repare-se como era diferente a paisagem: ainda não havia ponte, e do monumento ao Cristo-Rei ainda (ou já, considerando a data) só existia o "pedestal".
Permitam a nota de um adepto Belenense. Na esplêndida vista que temos do nosso estádio, o Cristo-Rei também se tornou especial companheiro de tantas jornadas. Por graça (sem malícia) diz-se que os braços abertos estão à espera do Belenenses novamente campeão para bater palmas...

Ao falar no Cristo-Rei é icontornável a referência e inspiração do Cristo Redentor do Corcovado, no Rio de Janeiro. No entanto, em território português, outro monumento vem à minha memória - o Cristo do Garajau (Madeira). É mais modesto (em tamanho, note-se), mas mais antigo. Foi inaugurado em 1927 (4 anos antes do Cristo "carioca"):




Sobre o Cristo do Garajau podem encontrar mais detalhes (e a foto) aqui. De recordar que, durante décadas, o monumento do Garajau era visível a praticamente todos os que chegavam à Madeira (uma vez que o faziam por barco).

E para terminar, uma imagem actual do monumento "anivesariante":