sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Feliz Natal

É da mais elementar etiqueta bloguística lusa, mas é com todo o gosto que desejo um Feliz Natal a todos os leitores, estejam onde estiverem, com paz e saúde.
E para os que não vão, como eu, gozar a festa em Lisboa (como costumo dizer, passo o Natal na "terra", mas a minha terra é Lisboa...), boas viagens.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Para que não se percam no caminho de casa...

... eis os variados nomes de Lisboa, em diferentes línguas. Agruparam-se segundo a grafia "convertida" (independentemente do alfabeto de escrita), embora foneticamente possam ser diferentes entre si. É possível que as palavras em certos alfabetos não sejam visualizadas correctamente (depende do sistema e fontes instaladas para cada leitor). Também é possível terem passado alguns erros em léxico e grafias alheias - agradecemos a vossa compreensão e, já agora, ajuda para corrigi-los.
Aqui estão eles:

Lisboa: Espanhol, Aragonês, Asturiano, Catalão, Basco, Galego, Veneziano, Ido, Norueguês, Quéchua, Tahitiano, Indonésio, Tagalogue (alternativa) e Vietnamita (alternativa)

Lisbona: Italiano, Corso, Sardo, Siciliano, Piemontês, Romance, Maltês, Albanês, Interlíngua e Arménio*
* - escrito Լիսբոնա

Lisbon: Inglês, Bretão, Galês, Gaélico da Escócia, Cornualhês, Malaio, Ilocano, Capampanganês, Crioulo da Papua, Curdo (alternativa)*, Tagalogue (alternativa), Vietnamita (alternativa), Hebraico**, Bengali***, Punjabi**** e Tailandês*****
* - escrito لیسبۆن
** - escrito ליסבון
*** - escrito লিস্বন
**** - escrito ਲੀਸਬੋਨ
***** - escrito ลิสบอน

Lissabon/Lißabon: Alemão, Baixo Alemão, Luxemburguês, Holandês, Frísio, Limburguês, Africanse, Sueco, Dinamarquês, Islandês, Finlandês, Estónio, Russo*, Azeri*, Tártaro*, Turcomeno*, Uzbeque* e Tajique**
* - escrito Лиссабон
** - escrito Лиссабон ou لیسبان

Lisbonne: Francês, Normando e Crioulo Haitiano

Lisabon: Bielorusso*, Ucraniano *, Búlgaro**, Checo, Bósnio, Croata, Sérvio**, Eslovaco, Alemânico, Curdo (alternativa)*** e Uigure****
* - escrito Лісабон
** - escrito Лисабон
*** - escrito لیسابۆن
**** - escrito لىسابون

Lisabona: Romeno, Moldavo*, Grego**, Letão, Lituano e Occitano
* - escrito alternativamente como Лисабона
** - escrito Λισσαβώνα

Lisbonum*, Olisipo ou Ulisipo*: Latim
* - escrito Lisbonvm ou Vlisipo

Lisbono: Esperanto

Lisszabon: Húngaro

Lizbona: Polaco e Esloveno

Lizboa: Tétum

Lizbon: Turco, Cassubiano, Dimli* e Pashtum**
* - escrito لیزبۆن
** - escrito لزبون

Liospóin (ou Liosbóin): Gaélico Irlandês

Lisibén: Chinês (Mandarim)*
* - escrito 里斯本

Risubon: Japonês*
* - escrito リスボン

Liseubon: Coreano*
* - escrito 리스본

Lišbūnâ/Lishbūnah ou al-Ušbūnâ/al-Aschbouna (nomes antigos): Árabe* e Aramaico (no caso de Lišbūnā)**
* - escrito لشبونة ou الأشبونة
** - escrito ܠܫܒܘܢܐ

Lešbūne (ou Līsbon): Persa*
* - escrito لشبونه ou لیسبون

Lisban: Hindi* e Urdu**
* - escrito लिस्बन
** - escrito لسبن

Lisbun: Yiddich*
* - escrito ליסבון

Lisaboni: Georgiano*
* - escrito ლისაბონი

Lispan: Tamil
* - escrito லிஸ்பன்

Lisipón ou Lisibong: Tibetano
* - escrito ལི་སི་པོང་

Os resultados talvez não sejam tão extravagantes como são, por exemplo, os que obtemos relativamente ao nome Portugal. Mas é curioso notar que as duas designações mais "desviadas" são as de dois antigos senhores da cidade (romanos e árabes)! Não esperaram pelo aparecimento dos portugueses...

quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Ainda mais cinema... ibérico

Já que falamos de cinema (ver abaixo), continuemos, porque há mais para divulgar. Desta vez um outro festival que já vai a meio, o Hola Lisboa (decorre de 7 a 17 de Dezembro), festival de cinema ibérico promovido pela Associação Lumiére Noir e pela EGEAC (CML). Está instalado no mítico Cinema São Jorge, à Avenida da Liberdade. Para mais detalhes, façam o favor de visitar o respectivo site.

A talhe de foice, e porque tratamos agora de cinema ibérico, cumpre também informar que hoje mesmo será apresentado em Lisboa (Palácio da Mitra) o novo filme do aclamado realizador espanhol Carlos Saura, intitulado "Fados". Depois de ter realizado "Sevillanas", "Flamenco" e "Tango no me dejes nunca", Saura decidiu completar o ciclo com uma obra-documentário sobre a canção de Lisboa (pois neste caso remete-se apenas à variante "alfacinha").

O filme, que já terá sido rodado na totalidade, contou com a consultoria de Carlos do Carmo (meu caro consócio de outras lides), Rui Vieira Nery e Ivan Dias, sendo que o elenco de fadistas (cantores e guitarristas) inclui ilustres "veteranos" como Argentina Santos, José Fontes Rocha e Raul Nery (pai de Rui Nery), acompanhados dos mais novos Camané, Mariza e Ricardo Rocha (neto de José Fontes Rocha).

Contribuiram ainda outros nomes do "mundo" lusófono, em clara associação do Fado às sonoridades do Brasil e da África lusófona, seja por eventuais raízes comuns, seja por mera similitude natural ou até, como é o caso, porque os próprios artistas em causa têm uma relação muito especial com o Fado: Cesária Évora, Lura, Chico Buarque, Caetano Veloso e ainda a mexicana Lila Downs, esta interpretando um tema de Lucília do Carmo (mãe de Carlos do Carmo) à maneira "ranchera".

Consta que a obra tem forte cunho pessoal de Saura, que se afirma conhecedor de longa data do Fado, tendo reforçado a inspiração com visitas a várias casas lisboetas. Não obstante, e não obstante também a intensa polémica que rodeou a concessão de financiamento por parte da Câmara Municipal de Lisboa (mas aqui a política fica à porta), é uma obra que aguardamos com grande interesse.

E já agora, por entre pesquisas deparei-me com este Portal do Fado que à primeira vista me parece merecedor de mais visitas. Pelo sim, pelo não, passará a constar na barra aqui ao lado.

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Ainda bom cinema... em dose de 50

No seguimento do post anterior aproveito para divulgar outro programa, este da Fundação Calouste Gulbenkian - embora também em colaboração com Cinemateca (pela mão de João Bénard da Costa, pontifex da 7ª arte no nosso país).

Aqui fica a introdução ao ciclo COMO O CINEMA ERA BELO - 50 filmes inesquecíveis, tal como apresentada no respectivo site:

Integrado nas Comemorações do Cinquentenário da Fundação e em colaboração com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, este Ciclo de Cinema apresenta 50 filmes, numa escolha de João Bénard da Costa. Uma mostra que assinala também a contribuição da Fundação, entre 1973 e 1990, para a divulgação do cinema através da organização de Ciclos, com obras clássicas, que marcaram uma época na formação dos gostos e na cultura cinematográfica em Portugal.

Como é óbvio, esta minha recordatória chega já com atraso, uma vez que já tiveram lugar 21 das 50 sessões. No entanto, ainda há muito de bom para ver, como poderão contatar na programação (onde, para registo, estão também os nomes dos filmes já projectados).
Apesar do que sugere o título ("...era belo"), o "saudosismo" em causa é o da "velha" cinefilia (a dos "telhudos pela tela"), porque quanto às películas seleccionadas, temos das mais antigas até às mais recentes (sendo a mais recente o belíssimo "Novo Mundo" de Terrence Malick).

Faltarão por certo outros grandes filmes, tal como o próprio Bénard da Costa confessou - a sua selecção inicial incluía 214 obras!...
A limitação a 50 poderá significar que temos ali a "crème de la crème" dos filmes? Em parte, porque não se quis deixar de representar alguns excelentes realizadores, em detrimento da abundante proficuidade de outros.
De qualquer forma, o resultado final é de primeira.

Para finalizar, e porque estamos em tempo de compras natalícias, recomendo o livro-guia publicado a propósito (cuja capa ilustra este post), que poderão encontrar aqui (na Fundação - com possibilidade de venda online) ou aqui (na livraria da Cinemateca). Saíu da pena de Bénard da Costa, obviamente.
Custa 27.78 Euros, mas - aproveitem a dica - encontrei-o na livraria da Fundação por apenas 25.

Pena é que algumas das obras (alguns dos meus filmes favoritos) ainda não tenham tido publicação em DVD (ou pelo menos, uma publicação decente). Não é que não prefira a "tela", nem é que tenha Home Cinema por aí além, mas à falta de tempo e oportunidade... venham eles!

PS: tudo isto, em Lisboa, claro!

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Uma das vantagens de ser cinéfilo em Lisboa...

...é viver na cidade da Cinemateca. 2ª feira inicia um ciclo de cinema coreano. 3ª feira, tem tesouros dos primórdios do cinema português (Séx.XIX). São apenas exemplos.
Há cinema todos os dias excepto ao Domingo.
Cinema, e do bom.

Aconselho um saltinho ao respectivo site.