quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Ainda mais cinema... ibérico

Já que falamos de cinema (ver abaixo), continuemos, porque há mais para divulgar. Desta vez um outro festival que já vai a meio, o Hola Lisboa (decorre de 7 a 17 de Dezembro), festival de cinema ibérico promovido pela Associação Lumiére Noir e pela EGEAC (CML). Está instalado no mítico Cinema São Jorge, à Avenida da Liberdade. Para mais detalhes, façam o favor de visitar o respectivo site.

A talhe de foice, e porque tratamos agora de cinema ibérico, cumpre também informar que hoje mesmo será apresentado em Lisboa (Palácio da Mitra) o novo filme do aclamado realizador espanhol Carlos Saura, intitulado "Fados". Depois de ter realizado "Sevillanas", "Flamenco" e "Tango no me dejes nunca", Saura decidiu completar o ciclo com uma obra-documentário sobre a canção de Lisboa (pois neste caso remete-se apenas à variante "alfacinha").

O filme, que já terá sido rodado na totalidade, contou com a consultoria de Carlos do Carmo (meu caro consócio de outras lides), Rui Vieira Nery e Ivan Dias, sendo que o elenco de fadistas (cantores e guitarristas) inclui ilustres "veteranos" como Argentina Santos, José Fontes Rocha e Raul Nery (pai de Rui Nery), acompanhados dos mais novos Camané, Mariza e Ricardo Rocha (neto de José Fontes Rocha).

Contribuiram ainda outros nomes do "mundo" lusófono, em clara associação do Fado às sonoridades do Brasil e da África lusófona, seja por eventuais raízes comuns, seja por mera similitude natural ou até, como é o caso, porque os próprios artistas em causa têm uma relação muito especial com o Fado: Cesária Évora, Lura, Chico Buarque, Caetano Veloso e ainda a mexicana Lila Downs, esta interpretando um tema de Lucília do Carmo (mãe de Carlos do Carmo) à maneira "ranchera".

Consta que a obra tem forte cunho pessoal de Saura, que se afirma conhecedor de longa data do Fado, tendo reforçado a inspiração com visitas a várias casas lisboetas. Não obstante, e não obstante também a intensa polémica que rodeou a concessão de financiamento por parte da Câmara Municipal de Lisboa (mas aqui a política fica à porta), é uma obra que aguardamos com grande interesse.

E já agora, por entre pesquisas deparei-me com este Portal do Fado que à primeira vista me parece merecedor de mais visitas. Pelo sim, pelo não, passará a constar na barra aqui ao lado.