sexta-feira, 21 de julho de 2006

Eles aí estão

Lisboa recebe por estes dias a Regata Comemorativa do Cinquentenário da 1ª Regata de Grandes Veleiros - a "The Tall Ships' Race 2006".
Aqui ficam a explicação e o programa geral, que poderão ser consultados no respectivo site oficial:

Sagres

Lisboa vai receber, em Julho de 2006, um importante evento náutico, uma Regata de Grandes Veleiros (do género do Navio Escola "SAGRES") que envolve cerca de 80 navios de várias classes, entre os quais os mais belos veleiros do mundo, e cerca de 3.000 jovens tripulantes de diferentes nacionalidades.

A concretização deste grande festival de vela, resulta do Acordo assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa com o Presidente da Sail Training International, organização que realiza anualmente estas Regatas e de que Portugal faz parte através da APORVELA.

Creoula

Esta Regata, terá o seu início com a concentração de veleiros em St. Malo – França, de 6 a 9 de Julho, donde sairão para a Primeira Regata com linha de partida em Torbay, ao sul de Inglaterra, e a terminar em Lisboa, repetindo assim a Regata de 1956.

A frota dos veleiros participantes que se prevê comecem a entrar no porto de Lisboa a partir de 17 de Julho, terá nesta cidade um Programa Oficial de 20 a 23 de Julho, o qual terminará, neste último dia, com um Desfile Naval no Tejo.
Os veleiros seguirão em cruzeiro para Cadiz - Espanha, com escala neste porto de 26 a 29 de Julho, e dele para a Corunha - Espanha, também em cruzeiro, com escala de 7 a 10 de Agosto.

Vera Cruz

Finalmente, em 10 de Agosto, a frota de veleiros sairá da Corunha para a Segunda Regata que terá o seu final em Antuérpia – Bélgica, onde ficarão de 19 a 22 de Agosto, para a celebração final deste grande evento náutico.


Para além das visitas e demais actividades que terão lugar até Domingo (dia 23 de Julho) destacamos a partida dos veleiros com o Desfile Naval nesse mesmo dia, desde as 11 horas da manhã, passando em frente à Torre de Belém cerca das 12 horas.

Um acontecimento bonito, que recorda o de há 50 anos atrás, no mesmo cenário - tão apropriado como sabemos.

Como nota de rodapé, refira-se que participam os nossos navios "Sagres" e "Creoula" (ambos da Marinha portuguesa), entre as 19 embarcações de classe A (de maior dimensão), a caravela "Veracruz" (réplica moderna) em classe B e o "Delta", em classe D.