quinta-feira, 22 de dezembro de 2005

Feliz Natal!

Desejamos um Feliz Natal a todos os que visitam o blogue De Lisboa!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2005

A origem de Lisboa

Dentro de alguns dias iremos iniciar uma série de apontamentos (por ordem cronológica) sobre a história de Lisboa. Naturalmente, o primeiro tema será a origem/fundação da cidade. Já temos algo preparado (e concluído), mas aproveitamos para lançar as seguintes questões aos leitores:

Quem fundou Lisboa?

- Ulisses
- Os Fenícios
- Os Gregos (depois de Ulisses)
- Os Lusitanos
- Os Romanos
- Algum outro povo

Quando foi fundada?

- Antes do Século XII a.C.
- No Século XII a.C.
- No Século IX a.C.
- No Século VIII a.C.
- No Século VII a.C.
- No Século I a.C.

Qual a origem do nome?

- Desconhecida, indígena
- Allis Ubbo, fenício
- Alis-ippo, fenício
- Ulisseia/Ulissipo, grego
- Olisipo, latim

segunda-feira, 5 de dezembro de 2005

Rossio Moscovita

Porque aqui no blogue De Lisboa prometi desde o início dar também atenção ao património, aqui fica a estreia.

Quem passar no Rossio por estes dias dificilmente poderá não reparar nuns escritos em "graffiti" que "adornam" a base de pelo menos uma das fontes da praça (a que se encontra defronte do Teatro Nacional D. Maria II). O que lá está escrito denuncia a origem do autor, uma vez que está em russo (alfabeto cirílico). Não, não se trata de qualquer sinal de ocupação dos russófonos. Pelo menos permanente. Tratam-se sim de frases de apoio ao clube de futebol CSKA de Moscovo. O que não é menos brilhante. Já se passou mais de meio ano sobre a estadia daquele clube e dos seus adeptos na nossa cidade (para a final da Taça UEFA no Estádio Alvalade XXI - frente ao Sporting Clube de Portugal) e ainda ninguém se encarregou de fazer a respectiva limpeza.

Se já estão no sítio os enfeites de Natal, com o D. Pedro IV "engaiolado" (pode ser que de noite fique bonito, mas de dia...), porque não tratar dos enfeites/efeitos indesejados da presença moscovita?

sexta-feira, 2 de dezembro de 2005

Restauração da Independência - II

No seguimento do post anterior, aqui fica uma breve nota sobre o monumento existente em Lisboa, erigido pela mesma Comissão Central do 1ª de Dezembro de 1640 através de subscrição pública (em Portugal e no Brasil):


A meu ver, um dos mais bonitos e harmoniosos monumentos da cidade.
Na base do obelisco estão duas figuras alegóricas, uma representando a Vitória e outra a Liberdade. No cimo encontram-se inscritos os nomes das vitórias consideradas decisivas: Linhas de Elvas, Ameixial, Castelo Rodrigo e Montes Claros. Por debaixo, um parque de estacionamento, mas é velhinho e ele próprio já com alguma história...